Símbolo Fisioterapia e significado



RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002
Dispõe sobre o Símbolo
Oficial da Fisioterapia e dá outras providências.Suas combinações nos remetem a um estado harmônico necessário à reflexão de tudo o que propomos), cuja aura é violeta e que tem a capacidade de transmutar a doença em saúde.Esse conjunto de símbolos, foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o fisioterapeuta como um profissional que serve à Saúde. Um dia, depois de anos de estudos, me entregaram um diploma,dizendo que eu estava oficialmente autorizado a reabilitar.E eu jurei faze-lo. . .conscientemente.Não é fácil, Senhor, não é nada fácil viver este juramento na rotinasempre repetida da vida de um fisioterapeuta:avaliando. . .tratando. . .reavaliando. . .tratando. . .acompanhando passo a passo a recuperação, às vezes lenta, dospacientes. Contudo, Senhor, eu quero ser fisioterapeuta. . .Alguém junto de alguém.Não mecânico de uma engrenagem, mas gente reabilitando gente.Que todo aquele que me procura em busca de cura físicaencontre em mim algo mais que o profissional. . .Que eu saiba parar para ouvi-lo. . .sentar junto ao seu leito par animá-lo. . .É muito importante, Senhor: que eu não perca a capacidade de chorar.Que eu saiba ser fisioterapeuta. . .alguém junto de alguém. . .Gente reabilitando gente, com a tua ajuda, Senhor.”Ronaldo Cunha LimaMãos que entendem e se estendem nos labores,Silenciosas mãos de mil cansaços,Que em contatos contidos, feito abraços,Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.Mãos que acalmam, diante dos temores,Calando o medo dos primeiros passos,Correndo, prescientes, pernas, braços,Que anseiam lassos pelos seus favores.São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,As mãos profissionais cheias de zelosQue animam o amanhã nos dias seus.Mãos mágicas, que à luz de um hermeneuta,Refletem as mãos do fisioterapeuta,Firmes na fé que vem das mãos de Deus. 


CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO, na 97ª Reunião, realizada em 2002, aprovou e oficializou o símbolo da Fisioterapia conhecido hoje por todos.
Esse símbolo tem por objetivo ajudar a identificar a profissão, seprando-as das demais e tornando-a única e distinta. Esse símbolo deve ser considerado como um todo, NÃO PODENDO, PORTANTO, ser alterado em suas formas, proporções e cores.
O significado da simbologia, segundo Tribuzy:
- A serpente (na Fisioterapia são 2, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) é, há milênios, associada a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. Serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital. Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana, social e profissional.
- O raio, com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida. O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz, claridade.
- A cor verde simboliza a saúde.
- O camafeu está relacionado a capacidade mística de atrair saúde e boa sorte.
- Anel: Na Grécia e Roma, os anéis eram ofertados como símbolo de honra e louvor por serviços prestados. Nas profissões, os anéis representam os graus, ou seja, evidenciam a qualificação em determinado campo do conhecimento.
ORAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
“Senhor, eu sou fisioterapeuta.

As Mãos do Fisioterapeuta


Comentários

Anterior Proxima Página inicial